Tempo de Espera.


Hello guys.

Hoje estava conversando com uma irmã que também é voluntária da JMJ, que acabei de conhecer por este motivo, e me deu vontade de adiantar o post que estava preparando. Estávamos partilhando sobre nosso “Tempo de Espera” e sobre a beleza escondida no mesmo, que por vezes não enxergamos. 





Propositalmente depois de "não sei", onde ocorre o corte, porque a dúvida e o porquê entram no estado da espera até se chegar às respostas.
Por isso “Tempo de Espera”.  O tempo em que estamos sendo educados e preparados para as respostas e para correspondê-las. Entretanto, estas respostas não vêm sozinhas, temos que buscá-las constantemente, e não nos afligir com a espera, ao contrário, aproveitar de melhor maneira o hoje de cada dia trazido por este tempo e aguardar e confiar em Deus, porque no tempo oportuno nos dirá/mostrará.  




Eu gosto desta frase. Às vezes nem tanto vivê-la, mas da verdade difícil e poética que ela carrega e da reflexão direta que nos faz ter.  Ela já diz por si mesma, ela própria basta! 
Em inúmeras situações de minha vida me recordo e recorro a ela, para fins diversos ou para um acalmar à espera do fim. Ela é difícil porque o verbo esperar não se conjuga muito bem com o tempo em que vivemos. Estamos, a todo o momento, ansiosos, correndo, querendo tudo do nosso jeito, levando a nossa vida da nossa maneira. E se algo não sai do jeito em que pensamos, queríamos, ou projetamos, acabamos nos frustrando. 
Às vezes nem colocamos a probabilidade de algo sair diferente do que idealizamos, como se só existisse a nossa maneira e não pudesse ter alterações, ai, vem o desespero.






Acontece que a vontade de Deus não é a nossa vontade, os planos de Deus não é o mesmo que o nosso e temos que aceitar isso de uma vez por todas! Ele é poderosamente grande e Magnífico para modificar qualquer realidade se não convir com o que Ele quer e espera. Modificar qualquer felicidade, que é pra você  e não pra Ele, modificar sua vida para a transformar totalmente!
E como é a nossa espera? Onde colocamos nossa Esperança? Onde buscamos soluções e respostas para que a dor diminua/passe? Em respostas vans? Em soluções fáceis? Em fugas de si próprio como se você não se acompanhasse, e assim, buscar mais problemas até maiores que os iniciais, para desviar a atenção deles? Desculpa, mas se for assim, você tem que crescer e amadurecer!  É preciso saber esperar, é preciso saber sofrer as dores da espera! É preciso saber sofrer!



Apenas sofrendo cresceremos, adquirimos experiências, amadurecemos. A dor no momento dela é como se fosse insuportável, mas nós aguentamos. Jesus carregou uma cruz que pesava todos os nossos pecados nas costas. Ele caiu, mas carregou! E carregou até o fim! Carregou sem reclamar. Carregou por amor. Se Jesus que é Deus caiu, quem somos nós para estarmos sempre de pé enfrente ao nosso orgulho e a nossa pequenez? Querer estar sempre “por cima”? A vida é como uma montanha russa... às vezes estamos embaixo também! Mas quando estamos lá embaixo tem uma mão poderosíssima que nos levanta rapidamente!




Deus quer causar uma revolução em nossas vidas! Ele nos quer fazer forte para sermos felizes! Ele quer nos educar, como um pai que coloca o filho de castigo e ele não entende. Ele quer brincar e não pode, e sofre com isso. Mas ele aprende. Da próxima vez, lembrará o castigo do pai e não será teimoso, não desobedecerá, e assim, fará no fim o que o pai quer. É assim que Deus age conosco, filhos rebeldes, que vive correndo e sem tempo para ouvi-lo. E como Ele não grita, fala baixinho, nós não o escutamos. E vez em quando até escutamos, mas não obedecemos. Aí, Ele age de outra maneira para nos voltarmos a Ele.
Essa é a verdade, muitas vezes precisamos passar por dores para nos voltarmos a Ele e/ou para Ele. Ele tem ciúmes de nós, sente saudades de nós e nos quer por perto. Ele nos am! Não foi a toa aquela cruz! E como respondemos a esse amor? Ao contrário?
Às vezes ele nos da diversos sentimentos para nos ansiar a buscar respostas, e buscar respostas nEle, que é o único capaz de dar a verdadeira resposta: o caminho da felicidade.





Eu sei que é muito mais fácil falar que fazer. Ansiedade e nervosismo sempre foi meu forte. Enquanto não ajeitasse o que me afligia eu não sossegava. Necessitava urgentemente ver a calmaria novamente porque parecia que a angústia tomava total conta de mim, e isso me fazia muito mal. Então, tive que me policiar! Via que isso apenas me causava um incômodo muito grande, que por vezes me levava a tomar uma decisão que me acarretaria consequências desagradáveis. Mesmo que no momento fosse a solução que arrumasse de me sentir bem, tirasse a angústia sentida, eu voltava mais cedo ou mais tarde no mesmo ponto que eu me encontrara, era um verdadeiro círculo.
E meu policiamento veio vindo a partir do momento em que comecei a buscar a resposta no único que poderia me dar. No meu “Caminho, Verdade e Vida”, e Ele foi me dizendo o que fazer, me sustentando e me dando força pra não voltar atrás, me dizendo a todo instante que estava comigo, que me amava, que não me abandonaria e que isso passaria.





Meu desejo é que busquemos ao Pai quando enfraquecidos, 
e saibamos viver corretamente e esperar nos 'Tempos de Espera'. Que este tempo nos ensine a ser paciente e nos amadureça para saber como agir com as respostas!   
Deus abençoe! 


Comentários

  1. O Pe. Fábio de Melo escreveu um livro com esse título, q queria deixar ao terminar a postagem, mas estava muito grande, então, deixo o trecho dele aqui:

    "O dito popular parece ter razão. ‘O melhor da festa é esperar por ela’. Há muita sabedoria nessa premissa. O tempo que nos separa das realizações está prenhe de encantamentos. É só descobrir. Quando a gente descobre que o processo de ir é tão importante quanto o processo de chegar, a gente diminui a possibilidade de frustração final. Quem vive para os resultados corre um risco muito alto de se frustrar. Mas se a gente vive cada passo do processo como parte de um desejo que se prolonga, de um desejo que se desdobra, então fica mais fácil driblar e evitar a frustração final. A viagem já valeu, mesmo que o destino final não tenha sido como nós esperávamos que fosse. Este é um erro recorrente entre nós. A gente insiste em viver para os resultados. Com isso, não percebemos a graça escondida nos preparos. Queremos a meta final, e cegamente nos encaminhamos para ela. Mas, na pressa de chegar, deixamos de olhar para os lados, e com isso não percebemos que o caminho é belo e que há matizes interessantes a serem observados. Tenho aprendido que preparar a felicidade já é um jeito de ser feliz.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi muito feliz em suas palavras Larissa. E um auxílio infalível nos nossos momentos difíceis, nos nossos calvários, onde a cruz nos pesa, é o exemplo e a intercessão da Mãe de Deus. Maria soube viver as demoras de Deus totalmente resignada a Sua santa vontade, quando uma lança de dor transpassava a sua alma, ela simplesmente se manteve firme, guardando tudo no coração, esperando que se cumprisse a Vontade e a Promessa do Pai. Que Nossa Senhora nos eduque, nos ensine a morrer para as nossas vontades, para viver a vontade de Deus, que nos é muitas vezes dolorida, mas é a única que trará felicidade. Os planos Dele são infinitamente melhores e maiores do que os nossos.

      Excluir
  2. Nossa... que palavras mais bonitas e reais! Em alguns momentos senti como se estivesse lendo parte de mim nas suas palavras.

    Achei o texto bem propício e verdadeiro!

    Arrasou... Parabéns à autora.

    Beijos carinhosos.,

    Bárbara Soares

    ResponderExcluir
  3. Eu li este livro, vc sabe e ele é isso aí: Perfeito em sua linguagem e a expressão dos textos é maravilhosa. Este trecho que vc postou me marcou bastante também. É lindo, não é fictício , é real. Amei lê-lo. Deu até vontade de ler de novo. rs.
    Beijos!! Você é muito muito especial.

    ResponderExcluir
  4. Realmente nos tempos de hoje esperar tem sido uma das coisas mais difíceis não só pra mim, mas creio que pra todos. Ter pressa é natural do ser humano, mas como diz Eclesiastes 3 tudo tem o seu tempo, e o tempo de Deus não é o mesmo tempo que o nossos os sonhos e planos dEle são bem maiores do que imaginamos. Realmente, vale a pena esperar'
    Parabéns pelo blog, Deus abençoe' *--*

    ResponderExcluir

Postar um comentário