O Pátio dos Encontros

Olá, galerinha!
Vim compartilhar com vocês uma experiencia incrível que tive nesta ultima quinta-feira (7). 


O Pátio dos Gentios - iniciativa do vaticano ligada ao pontifício conselho para cultura -  pela primeira vez no nosso país, tornou-se Pátio dos Encontros aqui no Rio, legado da Jornada Mundial da Juventude - Rio2013.



Na JMJ, o papa Francisco propôs a chamada Cultura do Encontro, afirmando que o diálogo construtivo é necessário para "enfrentarmos o presente" e crescer socialmente! 
Portanto, para atender ao apelo do santo padre, a Igreja, por sua vez, quis ser promotora deste encontro, promovendo o diálogo intercultural e inter-religioso. 


O evento ocorreu entre os dias 6 e 8 de Abril, com a presença do Presidente do Pontifício Conselho para Cultura (Ministro da Cultura do Vaticano), Cardeal Gianfranco Ravasi, a partir do tema "Ética e Transcendência", consolidando o diálogo e conhecimento recíproco entre o mundo religioso e não religioso. 
O encontro assumiu também um caráter provocativo aos leigos, com o questionamento:  "De onde vem sua ética?"  


O ponto ápice do evento foi nesse dia, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde houve um diálogo do cardeal com a escritora da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piño, com o professor e jornalista Arnaldo Niskier (judeu) e com o professor Muniz Sodré (ateu), mediado pelo jornalista Gerson Camarotti. 
A abertura da noite foi realizada pela Orquestra Sinfônica e o encerramento da noite foi por conta da "Menina dos olhos de Oyá", Maria Bethania, que cantou exaltando a Mãe de Deus.


O Setor de Universidades da Arquidiocese do Rio de Janeiro foi convidada a estar presente da noite e participar do diálogo que nos abriu os olhos para o que de fato é a verdade e inspirou ao legado de Francisco. Também estavam presentes religiosas e religiosos, seminaristas e padres, assim como o Cardeal Dom Orani Tempesta, Dom Paulo (organizador do evento), artistas, autoridades e grandes intelectuais do estado, que engrandeceram a noite com perguntas relacionadas ao tema. 


Deus os abençoe,
Larissa Cesário.

Comentários