O Desafio.

Hello people. Tudo bem?
Estava refletindo sobre as frases do papa Francisco aqui no Brasil. Ele nos deixou mensagens belíssimas que vale a pena ser meditadas. 
E uma delas foi:

Viver em si, já é um grande desafio.
A cada dia com um novo, desconhecido, que vamos descobrindo a partir do momento que vamos caminhando. Com suas surpresas, muitas vezes até não muito agradáveis e positivas, a vida é um desafio lindo.

Nós, cristãos, encontramos outros desafios. E o papa Francisco já nos vem mostrar que não são pequenos: "grandes desafios", e nos pede força e coragem, afinal, quanto maior o desafio, mais forte temos que ser. Fortes para vencer as tentações, coragem para dizer não, desviar do pecado e das situações que nos faz cair e retroceder e conseguir ser diferente, ir contra a corrente.


Dizem que o mundo está perdido e acredita-se ainda que não haja jeito para isso. Eu não acho. Ao contrário, acho que, pela imensidão e o “todo” que é o mundo, o que se têm muito é solução. E podemos ser essa solução. Porque fazendo parte desse todo, podemos mudar, e mudando, primeiro nós e, depois um pouco a nossa volta, aí já haverá alteração no todo, e ocorreu uma mudança no mundo.  
Francisco vem nos dizer isso: "Vocês são a janela pela qual entra no mundo o futuro". Esse "futuro" mencionado pelo papa, é um melhor. Janela entra luz, e precisamos levar luz aonde ainda há treva!  Quanto mais treva, mais temos que ser luzes.


Pesquisando para dizer sobre o desafio, li no livro do Emanuel Stenio, membro da comunidade Canção Nova, que o jovem não está mais lutando por seus ideais. Nem os espirituais (santidade) e nem os sociais (a construção da civilização do amor). Eu acrescentaria: será que o jovem de hoje tem tido um ideal? Qual é esse ideal?

Papa Francisco nos convida a ir contra a corrente, e nadar contra a correnteza é outro desafio. Estar no mundo sem pertencê-lo, viver a castidade e assim vai... Na correria para a felicidade. Sendo “atletas de Cristo”, enfrentando obstáculos, mas sem perder o foco, sem desviar do objetivo: o céu.



Encontramo-nos no pódio do reino de Deus.
Beijo Grande.  Lari Cesário


  

Comentários