Os pinguins.

Oi pessoas.
Hoje eu vim falar de amor. Mas não um amor comum, mas um amor de verdade. Vocês conhecem o amor de pinguim?


Entre os casais de pinguins existe fidelidade,uma característica marcante. Na Antártida, em todo mês de março, centenas de pinguins fazem uma jornada de milhares de milhas de distância pelo continente a pé, enfrentando animais ferozes, temperaturas frias, ventos congelantes, através das águas profundas e traiçoeiras. Tudo para encontrar o amor verdadeiro. 

Os machos são os primeiros a chegar e logo encontram seu ninho, no mesmo local que foi ocupado no(s) ano(s) anterior(es). Mesmo com todo o tempo e distância, eles sabem exatamente onde estão o seu ninho de amor . Os machos cuidam do ninho, preparando tudo para a chegada da fêmea. As fêmeas chegam aos poucos, muitas vezes um mês depois dos machos,  e eles estão lá, esperando-as. Quando as fêmeas chegam, os machos cantam para serem encontrados por sua parceira. O encontro é comemorado com uma dança particular do casal. Quando um macho gosta de uma fêmea ele procura na praia toda pela pedra mais perfeita para se apresentar a ela. Quando finalmente acha, ele vai se balançando até ela e se apresenta com a pedra colocando-a nos pés dela, se ela aceitar, serão companheiros pela vida toda!


Admirável o amor de pinguim.
No mundo onde o amor de homens está tão confuso, tão vulnerável, ver amor de um animal que dizemos ser irracional, que águas geladas não abalam, que ventos não façam desistir.
O que vale o amor que sentimos? Vale passagem por ventos impetuosos, vale a espera do outro, a paciência para com o tempo do outro, o cuidado para preparar o melhor, dar o seu melhor, para fazer o outro feliz? Enfrentar a ferocidade, e qualquer que seja o que vier? Ou nosso amor não vale? Ou é um amor acomodado, que visa o meu bem estar, a minha felicidade?
Pelo pouco que a vida me ensinou de amor, o que a caminhada me mostrou e mostra sobre o amor que tudo crê, espera, suporta, o verdadeiro amor, isso não é amor. Amor é doação,  que faz o outro feliz. Que visa o bem estar do outro. Amor livre, amor verdadeiro. E não um egoísmo besta que se chama de amor por fazer bem a si mesmo.



Amor de pinguim, “Um amor que dura a vida toda". Um amor puro e verdadeiro. Um amor que frutifica.
Amor de pinguim... um amor de fidelidade e lealdade. Um amor que ultrapassa as tempestades, as intempéries, as distâncias. Um amor que ano após ano retorne para se encontrar no mesmo lugar. Que seja diferente todos os dias e que reforce dia após dia suas convicções. Um amor que apesar de toda dificuldade, sempre retorna para o ser amado.

Amor simples e sem grandes pretensões mas que é grandioso apenas por ser amor. Amor de pinguim, um amor que colabora, que inspira, que encoraja. Um amor que divide, que soma, que jamais subtrai, que não foge das dificuldades mas que as enfrenta junto ao ser amado. Que em dias frios seja capaz de aquecer, e em dias quentes consiga refrescar a alma. Que nos dias amenos coloque vida na vida.


Um amor eterno. Um amor imenso. Um amor assim, feito um amor de pinguim...  Quem dera se todos tivessem um amor assim. Quem dera se os homens amassem assim. Acreditem, pode sim existir um amor de pinguim assim. 


Beijo grande.
Lari Cesário

Comentários