A Minha Opinião Real


Oi, gente!
Eu não sei vocês, mas quando eu era criança, aprendi a chamar Deus de papai do céu e Nossa Senhora de mãezinha do céu. Lembro-me que até poucos anos atrás eu chegava diante do Santíssimo e falava "oi, papai, e ai?"  Aprendi, pela Palavra, que não somos servos, mas amigos, que se mostra do jeito que é e que devemos tratar Jesus como tratamos nossos amigos.

O estudo mais aprofundado também me mostrou que Maria é minha Mãe, e minhas reservas com ela foi esvaindo a partir do momento que a enxerguei como tal. 
Pai, Mãe, amigo-irmão, a intimidade e o trazer Jesus, a Virgem Maria (rainha incomparável), e os santos não os fazem menos do que eles são, ao contrário, obedece ao que eles desejam ser para nós, que ao se aproximar, transmitem a mensagem e nos faz participantes de seus exemplos e desejos. Como um pai, que mesmo quando o filho erra, briga e desobedece, Deus nos corrige, acaricia, não desiste, vai atrás, escuta, tenta entender, ama.. e como mãe, que te deita no colo, a quem o próprio Deus na pessoa de Seu Filho Unigênito, Jesus, entregou a cada um de nós, para cuidarmos e sermos cuidados é Maria. 

No mundo em que vivemos, há um bando de gente certa achando que sua relação com Deus deve ser a mesma que a de todos, esquecendo-se que nem os irmãos, criados da mesma forma, na mesma casa, há as mesmas relações que nós. Ainda mais, tantos filhos, de tantas realidades, em uma religião universal, que deve abranger todos os modos, jeitos, carismas! 


Acho que o perigo não está na "intimidade excessiva", muito pelo contrário! O perigo está na maldade do pecado que penetrou nos nossos corações e nos fazem enxergar de modo errado ou equivocado atitudes diferentes das nossas.. atitudes que não entendemos por não cogitar a prática! E acaba-se que para na tal atitude, que para você não é algo normal pela não prática, que não  se observa o que elas trazem por detrás, apenas o que aparenta e isso nos leva a um julgamento muitas vezes equivocado ou até mesmo errôneo. 

Acho que isso está nos levando a um farasianismo atual, onde as pessoas estão apegadas demais a "Lei", ao "certo" e se afastando do que Deus nos pede e convida a viver. 
Nós também temos erros, porém, erros diferentes que em outras visões pode ser ou parecer absurdos! Porém, apenas por não haver o mesmo ponto de vista, a mesma intenção! 

Porquê digo isso? 
Eu não sei se vocês viram, mas houve um equívoco da parte de um dos membros da comunidade católica Colo de Deus ao chamar Jesus de "o gato da balada" e, me compararam com ele por ter postado em um certo dia uma foto com Nossa Senhora Aparecida e escrito "minha neguinha", pois, segundo a pessoa, eu estava faltando com respeito à Imaculada, comparando-a com um "coleguinha de rua" (?).


Cara,
eu tenho visto tanta gente ultimamente indo ate contra o Santo padre e o acusando de herege, acusando bispos, e sacerdotes por apoiarem algo diferente do gosto particular, vi tanta gente metralhando o cardeal por ter apoiado a escola de samba que falou de Nossa Senhora e etc., que não sei nem mais quem está dizendo o certo ou errado. Tanta gente firmadas à doutrinas, aos documentos, e a partes da Sagrada Escritura que convém para julgar e apontar o erro, que não olha para o próprio coração, para a conduta, para o irmão ao lado necessitado de apoio, de caridade. 

Jesus nos pede para sermos como crianças, não na imaturidade, mas na pureza... eu perdi muito pelos outros. Mas será que vale os outros ou quem sou, ou quem Deus sabe de mim?
Mudar para agradar as pessoas nos afasta de quem Deus quer que sejamos: nós mesmos! Afasta-nos do próprio Senhor que nos chama e nos convida a segui-Lo do jeito que somos, da maneira que nos encontramos, mas de coração aberto. Por isso nem Jesus agradou! Ele sabia que agradar aos homens, o afastaria da vontade de Deus, e seu único motivo era fazer a vontade do Pai!

A intenção da ação está no coração! Está no pelo que e porquê você está fazendo! Não para no que você está fazendo! Assim como o pecado está na intenção, no que está no coração, não nos atos externos.  Os atos externos enganam... tanta gente aí cristão só por fora, fazendo o "certo" mas com o coração tão distante de Deus. Tanta gente ai, fazendo por fazer, um homem exemplar diante dos homens... O interior é que será apresentável e agradável ao Senhor. Claro que não estou generalizando! Mas há muitos também que são! O exterior vai muito de quem está recebendo. 


O que me é agradável, pode não ser para o outro. Vai do padrão de referencial. 
O interior não! E lá, só Deus conhece. Já passou da hora de haver mais caridade e menos julgamento. Buscar aproximar-se, conhecer, experimentar, ou pelo menos entender, ao invés de simplesmente apontar... É assim que vejo o ensinamento do Evangelho, ultimamente, único padrão que tenho tentado seguir, ainda muito distante de conseguir.

Nós crescemos e vemos tudo com maldade agora. Não é como a criança que chama papai do céu, e mamãe... Porém, devemos nos lembrar que a Palavra é clara, e mesmo crescidos, não é questão de querer, mas de dever ser, estar e ter um coração puro, de criança, para se chegar ao céu.


Paz e bem!
Lari Cesário.

Comentários