Dia Nacional da Juventude


E aí, galera?
Aconteceu no último domingo (15) o DNJ - Dia Nacional da Juventude - da minha diocese de origem (Campos-RJ). Ele ocorre sempre em um domingo do mês de Outubro, por ser considerado pela Igreja o mês das missões. 

Eu tenho um carinho enorme por esse encontro de jovens.
Ele tem uma grande importância em minha vida. O primeiro DNJ que participei foi em 2012, onde no momento de Adoração, conduzida pelo Pe. Renato Rédson, fui proposta a 'entregar' um ano da minha vida a Deus. Disseram-me que ninguém precisaria lembrar, que ninguém precisaria dizer ou saber, que seria só entre eu e Deus. Só 1 ano!  Um ano de minha vida para Ele... 


Eu nunca tinha ouvido dizer sobre vocação, sobre vontade de Deus ou sobre o que Ele sonhou para mim... E lá me foi apresentado! 
Eu me recordo o quão difícil foi dizer aquele sim.. sabia que ao dar uma resposta, teria que ser verdadeira e perdurável. Não ia ter como voltar atrás. Eu não poderia dar uma meia resposta ou uma resposta fingida. Não teria como ser infiel! E não queria ser falsa. Seria sofrer o que Ele permitisse, se alegrar com que Ele quisesse. Ignorar vontades, quereres.. seria estar submissa à Ele. E quanto isso assusta, né? Se anular. Submeter-se a alguém.

Passava diversas possíveis situações na minha cabeça. Demorei alguns instantes para dar a resposta, em meio a um choro compulsivo. Lembro que tinha uma imagem de Nossa Senhora ao lado direito, Nossa Senhora de Fátima!, a qual pedia para ajudar-me na resposta, que queria que fosse sim. Sim que um dia ela deu. 

Voltei meus olhos para Jesus e enfim falei. 
Com um certo receio, mas, ao mesmo tempo que este estava presente, eu sabia que 'o homem mesmo sendo mal, não da coisa ruim ao seu filho, ainda mais Deus'. Fui sincera, não hesitei. Disse que eu queria mas não sabia como seria. Que estava receosa e... foi! E Foi o melhor ano da minha vida!  Deus me levou a lugares que nunca imaginaria!


Foi louco, foi lindo! 
A cada situação, Ele me mostrava o quão perto de mim estava. A união foi imensurável. A intimidade criada. As providências, cada uma mais perfeita que a outra. Cada coisa que Ele me mandava fazer, cada coisa que Ele me dizia, que Ele me diz. Aquele dia ficou marcado!! Foi um divisor de águas. 

No ano seguinte (2013) eu fui novamente.
Dessa vez diferente.. como a responsável pela caravana e um dia antes para a reunião com os coordenadores de Grupo Jovem. Fui no intuito de renovar aquele sim dado. E Deus surpreendeu-me de novo! Houve momentos em que não era multidão, parecia só eu e Ele. Só me via, só me amava... tão forte, tão real, tão pessoal. Só nós dois, mesmo rodeado de gente! Mostrou-me que queria mais de mim, que precisava de mais de mim. Levou-me à um lugar secreto.


Esse ano de 2017 eu tive a oportunidade de servir neste dia!
E que grande graça de Deus estar e fazer parte de um evento que marcou minha vida! Além de poder doar pelos jovens, estar junto às pessoas que também lá atrás se doaram por mim e colaborar e acrescentar junto a eles. Nossa, como é bom ser Igreja! Se sentir Igreja! 

Se lá atrás não dava para voltar atrás, hoje, menos ainda! Não posso, não quero! 
Mesmo que fosse só um ano, a cada dia preciso renovar o sim e ser fiel. Todos os dias, para sempre. Viver ao lado dEle e compartilhar tudo de maravilhoso realizado, sofrer as demoras, as esperas, as angústias.. alegrar a cada passo certo! Falar de seu amor, viver de Seu amor. 


Além de tudo isso, não dá para decepcionar aqueles pelos quais o Senhor sempre usa e usou. Aqueles que se doaram por amor, por nós! 
O mesmo padre Renato, que há 5 anos atrás disse essas coisas que eu tomei para mim, no domingo falou:
"Nós somos sacerdotes diante de uma legião de jovens. 
Nós demos a vida por vocês, contando q vocês também dessem a vida para Deus. 
Por favor, não nos decepcione" 

Eu não quero! Não vou!
A decisão é pessoal! Posso ser 'só uma criança', e sou.. o quanto ainda preciso crescer nesse caminho, na espiritualidade, na fé! Não sei escrever, não sei falar, não sei por vezes nem o que pensar ou como agir. Mas o desejo de amá-Lo, de descobrir Tua vontade para realizá-la, andar na Tua direção, são os maiores aqui dentro de mim! Sei que 'o melhor de Deus ainda está por vir' e eu quero e espero para viver o melhor que Ele tem pra mim. Porque sem sombra de dúvidas será muito mais que o que eu poderia ter em qualquer outro lugar, ou até por mim mesma.

Eu preciso agradecer por todas as pessoas que desde aquele DNJ Ele foi trazendo e trás a cada nova experiência para perto, por cada um que foi se achegando em minha vida nessa caminhada, para me ajudar a seguir. Em cada tempo, em cada prece, em cada choro, em cada necessidade! Um grito forte em meu coração: GRATIDÃO!



Que possamos todos nós, jovens, termos esse desejo em nossos corações, de não decepcionar, de ser mais, de irmos além!


Beijo grande,
Lari Cesário.

Comentários