Rota 300




"Do fundo do Paraíba para o coração do Brasil..."

Oii gente!! Tudo bem? 
Blog está de aparência nova, viram ? Um querido amigo fez esse agrado para a irmã de ministério aqui e eu, será que amei ? (risos)

Como já disse anteriormente em outros posts aqui no blog onde falava sobre a Romaria Diocesana, eu tive a oportunidade de refazer a rota dos 300 anos de aparição da imagem de nossa senhora no nosso rio Paraíba do Sul: o trajeto dos pescadores no dia do encontro, a memória dos momentos mais importantes de devoção desde então, os milagres, os sinais e os vestígios que nos trouxe até essa comemoração tricentenária.


Estamos em vésperas da Grandiosa Festa jubilar da rainha e padroeira do Brasil, e eu não poderia deixar de vir falar um pouquinho sobre como foi essa experiência. 
O passeio de balsa nos levou ao exato lugar do encontro da imagem. 
Eu não sabia que era um pouco distante o lugar em que se encontrou o corpo e a cabeça da imagem, e ainda mais a frente que foi realizado o primeiro milagre, o milagre dos peixes. Porém, tudo no mesmo dia/hora. Achei que tinha sido tudo bem próximo, só que não!

Os pescadores estavam com medo de serem castigados por não terem conseguido peixe para o conde que visitaria a província, alguns desistiram, outros fugiram, e três benditos permaneceram e foram escolhidos para serem canal dessa grande bênção de Deus para o povo brasileiro. Fizemos uma brincadeira de entrevista sobre Nossa Senhora durante o passeio, que não foi apenas turístico, mas de muita emoção.


Outra curiosidade foi o de saber que a imagem não foi encontrada no dia 12 de Outubro (dia da padroeira), mas no dia 17 segundo estudos (sabe-se que foi na primeira quinzena de Outubro, mas há dúvidas ainda quanto a data correta). 

No porto Marina Recanto foi construída uma réplica da casa para onde foi a imagem assim que encontrada. "A casa de duas janelas e uma porta".  Adentramos a história! 


Também foi construída uma fonte com água vinda do chamado "Rio Santo".  É engraçado saber que é o mesmo rio que banha minha cidade!  Mesmo que bem mais distante, próximo a nascente e eu aqui, quase onde ele deságua, no mar de São João da Barra, a ideia é louca! 

O guia levou-nos a pensar naquela época, colocarmo-nos no lugar dos três pescadores e o vento e o rio nos deu um momento de espiritualidade incrível, onde também rezamos juntos e pedimos a intercessão e proteção de Nossa Senhora. 


Falando agora um pouquinho sobre a rota.. 
além de refazer esta que nos levou aonde 'tudo começou', as artes do museu de cera nos reportou aos primeiros milagres da Mãe, ao tempo de devoção, famosos e religiosos devotos, papas que passaram pela basílica, abençoaram, visitaram a Imagem. 

Amados, que artista!!!
As artes são perfeitas (vou fazer uma publicação sobre os milagres para poder mostrar) o rosto das pessoas, o cenário, tudo belíssimo! Sem contar que logo de cara, ao entrar no museu, já nos deparamos com o primeiro cine 3d sem óculos do Brasil. O filme conta a história toda do encontro e alguns milagres (só não gostei porquê não retratou o meu preferido que é do cavaleiro ateu. Já falo para que vocês também não fiquem ansiosos esperando em vão!). Mas valeu muito a pena. A sala é sensacional:


E não há como não ir na primeira basílica!
Foi lá que a princesa Isabel, grávida, ofertou o manto e a coroa feito com as jóias de família à Senhora Aparecida, e até hoje está na imagem original (agora no santuário - basílica nova) exposta para visitação e oração! 

É sempre lindo ver romeiros indo de toda parte..
a fé de cada um que encontramos, o brilho nos olhos, sorrisos nos lábios na casa comum, lugar onde todos os filhos encontram colo, amor, morada! 


Espero que todos tenham a oportunidade de viver intensamente esses dias de comemoração! 
Que a fé, esperança e amor pela Mãe Imaculada seja despertada em todos os nossos corações, para cumprirmos fielmente com o que Cristo nos pediu. Ela é, sem dúvidas, a Mãe Real



Beijo grande,
Salve Maria! 

Comentários