O Dia do Padre


Às vezes coloco fotos com os sacerdotes e as pessoas me perguntam como que eu conheço tanto padre. 
O caso não é conhecer, conhecer todos conhecemos, por onde passamos conhecemos gente; o caso aqui é onde estamos, porque quem conhecemos revela onde andamos e, a cada andar por ai, tenho a graça de ver manifestar na vida de pessoas, o valor da fé, a Misericórdia de Deus, que mesmo conhecendo as fraquezas e misérias  humanas chama, convida, e faz arder o coração pela vontade de Deus, de viver os seus desígnios, continuar os seus projetos. 

E na boa? Sendo testemunha disso, quem quer ficar longe ? 
Gente do meio da gente, mas, que resolveu fazer o que muitos receiam: renunciar a si mesmo e doar, amar... ao conhecer, reconheço em cada um, em cada realidade, um pouco de Deus, um Deus de amor, que me inspira, que me edifica. Reconheço uma vontade de ir além, de crença no outro, de capturas de almas pra Deus, de entrega, renúncia (e muitas vezes de si mesmo) e de realização por estar fazendo tudo isso, na certeza de que a vocação é se doar e por isso se dá o melhor para tal..

A pergunta não deveria ser de onde, mas onde, em quais circunstâncias!, e assim, também ansiar estar no meio e viver assim, querendo estar e fazendo de tudo para estar com quem te faz e inspira a ser melhor, e não precisar mais estranhar, quando se encontra, tendo a oportunidade de viver e experimentar o mais de Deus que se revela na pessoa de Cristo: única pessoa capaz de trazê-Lo novamente para nós! 


Eu não entendo muito bem e nem sei onde ou em qual momento de minha vida me veio todo esse sentimento sobre o sacerdote. Nem como entrou o entendimento de todo o mistério deste lindo ministério concedido por Deus. Apenas foi-me inserido e comecei a agir com essa verdade entendida em meu coração. Sei que o conceito que engloba ser Persona Christ tomou meu coração de amor, como diz o patrono dos sacerdotes, São João Maria Vianey:


"O sacerdote só será bem compreendido no céu... Se o compreendêssemos na terra, morreríamos, não de pavor, mas de amor!"

Recordo-me o quão engraçado foi o dia em que parei para pesquisar frases para a carta de boas vindas do novo pároco de minha paróquia e eu simplesmente me deparei com essas frases de S.J. Maria Vianey, que descrevia sentimentos e pensamentos acerca o ministério sacerdotal que eu nunca havia conseguido transmitir, ou decifrar, só sentir.  

No momento em que comecei a ler meu coração ardia na certeza de que de fato, nada do que sempre me diziam a respeito era de fato, mas sim, o que Deus queria que todos soubessem/entendessem/sentissem: "Se eu me encontrasse com um sacerdote e ao mesmo tempo com um Anjo do céu, havia de cumprimentar, em primeiro lugar, o sacerdote, depois o Anjo", mas, infelizmente, não é assim.

O ministério sacerdotal anda cada vez mais vulgarizado! 
E o pior: por muitos de nós, católicos, leigos! Estamos querendo tomar a razão e passar por cima da ordem sacramental. Há até certas 'instituições meritais'  que alguns acham que por ter um certo 'reconhecimento' no meio (principalmente a internet hoje em dia), são donos da razão e esquece da Graça de Deus para com os seus eleitos, ungidos, a quem precisamos e devemos obediência! Se não por quem são, pelo que são: padres para sempre!

Eu gosto sempre de dizer (já devo ter dito até mesmo aqui) que o padre é apenas um outro dentre os outros, mas é um outro que se faltar, absolutamente ninguém poderá substituir. 
Quando entendemos que só temos a presença física de Jesus através desses homens que renunciaram a uma vida de vontade, para fazer a vontade de Deus, o respeito e a obediência, independente de quem é ou o que fazem deveriam ser maiores. Afinal, estamos falando de seres humanos como todos somos, com defeitos, qualidades, carências, tristezas, alegrias, momentos "depre", amizades, famílias e afins, e cobramos deles sempre um bem star para nós e por nós e ainda os enchemos com tudo isso que cada um tem e trás. Será justo ? Eles são gente! Uma gente dentre a tanta gente!


Não, eles não são perfeitos. Não são santos e tampouco seres angelicais. Eles são homens, tão humanos, como eu e você. Mas desejosos o céu e que ardem de amor pelo Mestre. E não param nisso: eles não o desejam somente para si, mas também para nós. Eles se doaram por esse fim, com a finalidade de nos apresentar, nos guiar e apontar o Senhor! Renunciaram muitas coisas para que nós fossemos atingidos pelo que Deus é na vida deles e para, pelo menos um pouco, nos passar isso. E ainda renunciam. 

Eles ficam em um lugar de destaque. Na vida, na cidade, na comunidade, em nossos corações.. São pastores! Nos recebe na vida (batismo), e nos conduz à uma morte em paz (encomendação), perdoam nossos pecados, aconselham, escutam.. são apontados, julgados e até mesmo zombados. Vivem preocupados, tomando nossos problemas, tentando nos ajudar a solucionar, cuidando, pensando  e esquecendo deles mesmos. Não acertam sempre, por mais que se esforcem. Tem suas fraquezas e limitações (todos nós temos), mas passam por elas e as superam por uma alegria maior, a verdadeira: o Cristo que eles conhecem e nos dá! E quão feliz é quem consegue enxergar esse Cristo em cada sacerdote que passa por nossa vida. 




A cada mão beijada, a cada bênção dada, a cada Instituição oferecida, a cada ordenação celebrada, à vocês, padres, meu carinho, admiração, afeto e orações!

Só vivemos porque temos vocês. Obrigada por se doarem, se entregarem para isso e por isso. Que a alegria deste dia celebrado com júbilo possa sempre ser a força de seus corações sacerdotais, para que continuem e perseverem decididamente neste "bom propósito para o qual Deus os chamou". Meus padres amados, a partir de vocês, homenageio todos os sacerdotes amigos, e louvo a Deus por esse magnífico Ministério instituído. Ministério de amor.... sou agraciada por tê-los na vida, e pelo tanto que cresço e aprendo com cada um e com o carinho que o Deus que há em cada um (de modo diferente) complementa o outro e cuida de mim! 

Com respeito e admiração que mereceis,
Larissa Cesário :)

Comentários