A Mensagem de Fé da Tijuca

"Hoje a Tijuca pede em oração (...) Amém, Amém!"
Sou a fé na vida, esperança na massa, aquele que na dor te abraça! A verdade pra quem pede luz, carregando a sua cruz!


E aí, galera? :)
Eu comecei esse post com um outro nome e intenção, mas ao escrever vi que ele estava tomando uma outra dimensão e resolvi deixar assim. Após este, faço um outro com o que eu escreveria e coloco o link aqui no final.



Bom, vamos lá...

Como a maioria das pessoas que me conhece sabem, e eu já citei aqui, eu sou louca por carnaval, 'eu sou brasileira, amor tijucano' e também religiosa. E, por esse motivo, não me contive em vir aqui falar sobre o desfile do GRES Unidos da Tijuca em meio a toda essa polêmica de religião e carnaval que tem rodado as redes sociais e as rodinhas de conversas nos últimos dias, e toda a emoção que ao passar pela Marquês de Sapucaí deixou em nós a azul e amarela, na manhã da segunda-feira de Carnaval. 


Quero utilizar desse vídeo para fazer uma pergunta: 
O que você sente ao ver essa encenação? 

Eu não sou muito boa em escrever sentimento. 
Sou ótima em sentir, mas para transcrever sou uma negação. Sigo acreditando desde sempre que sentimento não se diz, mas eu quero tentar dizer um pouco do que eu senti: emoção! Eu chorava, eu sorria, eu me arrepiava, cantava, e me orgulhava, muito! 

Fiquei toda arrepiada e todas as vezes ainda fico quando revejo.. mas sabe, não é só um arrepio qualquer. É um arrepio por saber que foi real. Que é realidade! A Tijuca me levou ao lembrar de Jesus, remeteu-me apenas ao Seu sofrimento por mim; ao sofrimento de Maria que, acompanhando o Filho, completou nela mesma sua dor. 



Um Deus que se deu, como dizia nosso samba enredo como "cordeiro que a alma fortalece" para os que tem fome de justiça, de caridade, de amor, de pão.. e para quem por vezes se apega às "migalhas do poder que estão dentro" de si próprio e não sabe como libertar-se.

Vi algumas pessoas comentando, também pelo que aconteceu em São Paulo com a Gaviões, que não era cabível inserir Jesus nesse "meio" de carnaval. Eu discordo. 
Não é por ser tijucana que venho "defendendo" esse ponto, mas desde quando queriam trazer como tema de desfile Nossa Senhora Aparecida em seus 300 anos de Aparição, eu achei justíssimo! E quantas pessoas julgando e se colocando até contra a Igreja por essa decisão...  

Como cristã, católica, seguidora do Cristo que morreu, ressuscitou vencendo o mal e amando o mundo até o fim, não vi em momento algum um desrespeito ao utilizar a imagem de Jesus, ao contrário, numa festa tradicional, cultural, que a beleza e a emoção de quem abraça o enredo e leva para avenida com paixão e responsabilidade uma história verdadeira e profunda, com personagens profundos e reflexivos de um enredo escolhido, seja ele qual for, transmite ao povo o que se vive. 




A Tijuca fez 3 mil componentes rezar na manhã da segunda, no meio a uma "festa mundana" e toda uma Sapucaí que não deixou seus lugares antes dessa tradicional escola passar, se reverenciar a Deus, invocando-O: "Amém, Amém!"



Eu vi a fé ser levada onde poucas pessoas chegam... e os que falam, o que fazem para evangelizar?  Foi uma aula de Bíblia, foi uma reflexão profunda da história da humanidade, foi uma mensagem de vida: "só existe um caminho, cada um faz seu destino", levando a resposta de mãos postas: o amor, a partilha, o bem, o sagrado! E tudo sob os olhos do pavão, fazendo alusão ao símbolo da escola e ao Deus que tudo vê.



Conversando hoje com o Thiago Paschoa (artista que fez o papel de Jesus Cristo), eu tive a certeza de que primeiro ele viveu tudo isso, para que pudesse nos transmitir dessa forma belíssima a mensagem de fé. E quantos mais que, talvez em meio a folia, não parariam nem para pensar ou lembrar de Deus, no outro, na partilha, no bem, na divisão, foi levado por esse povo? Por esse enredo, por essa reflexão? 

Algo dentro de nós precisa mudar, algo nos membros que levaram essa mensagem com toda certeza mudou, algo nas pessoas que receberam precisa ser tocado pelo menos um pouco, e eu tenho certeza que se não todos, a grande maioria foi impactada por esse desfile que, não deu para nós, é verdade, mas ficou marcado na nossa história sem sombra de dúvidas! 

@bm_bernardo 
Direcao: @janoliveirajr 
Escola: @gresutijuca
com @andersonpaiva74 @damattamarilia @camila_susin

Algumas polêmicas utilizam de si só e se bastam... não vem acompanhada de uma argumentação plausível e coerente! Lugar de Deus é em todo lugar que tenha pessoas de coração aberto que queira recebê-Lo e transmiti-Lo. Não foi a toa que Ele se rebaixou ao homem, advindo do pó; comeu com os piores, quis perto de si os menos favorecidos e não fez distinção entre as pessoas!  

Fomos campeões! Saímos fortalecidos!
E nesse primeiro dia de Quaresma que já se inicia, possamos clamar igualdade, prosperidade e as bênçãos do Deus!


Unidos da Tijuca: Não é segredo eu amar você! 💙💛
Estou orgulhosa! Meus parabéns a cada um dos envolvidos nesse desfile. Parabéns ao querido Thiago, Jan, e toda a equipe! Vocês deram um show! E obrigada, Senhor, por ser tão intenso nesses corações, e se utilizar de todas as formas e modos para Ser. 

Que onde houver tristeza que levemos a tijuca !  Saudações :)


Comentários