El Casco Antiguo - Saudades do Panamá


Oii :)
Há momentos em que precisamos falar (ou, no caso, escrever) sobre algo, e hoje é um desses dias... desses dias que o sentimento grita dentro de você e, se não esse, não se sabe outra forma de externizar e até mesmo compartilhar.

Final de ano é meio nostálgico, né? 
Principalmente quando a gente vai recordando as coisas que se passou. E 2019 foi um ano meio... digamos que peculiar (risos). Meu primo sempre me falou na minha cabeça sobre eu tirar inúmeras fotos maravilhosas e nunca postar nada, e eu sempre o disse que eu não tiro para os outros e sim para mim, para eu recordar e (de alguma forma) reviver. Ultimamente tenho mudado bastante isso (bastante mesmo, ainda mais depois de inventar de tentar - sem muito exito - arrumar o feed do meu instagram, 'tendo' que postar carreira de três fotos pra combinar) e nessa mudança, e final de ano, fui voltando na minha nuvem para ver as fotos que não havia postado que merecia ser postada, e encontrei as fotos da minha viagem para esse país maravilhoso que me encantou um tanto. 


Você já fez a experiência de pegar fotos antigas e rever? Antigas "recentes" ou sei lá, abrir uma pasta de uns dez anos atrás.. Nossa, é uma loucura! Antes, foto para mim era somente isso. E ao ver, principalmente, as fotos desse dia, foi um misto de sentimentos dentre: alegria misturada de gratidão com pitada de saudade, liberdade, espontaneidade, carinho, surpresas e uma sensação de estar lá novamente e com aquelas pessoas que fizeram toda a diferença para que tudo isso fosse da forma que foi. Como se a cada foto passada, eu fosse teletransportada para aquele momento novamente, capaz de sentir o que foi sentido ali e migrar por alguns instantes, reviver tudo. 

A fotografia tem disso, né?
Tal como o perfume, ela desperta nossos sentidos e nos leva novamente para o que foi bom. O Panamá é um país incrível (pelo que conheci) e, estou para encontrar um lugar que me faça sentir mais em casa que esse. A capital panamenha tem uma mistura muito própria. Acredito que exatamente isso fez-me apaixonar. 



Ela me recorda muito o Brasil e sua mistura, claro que com particularidades próprias. 
Sua gritante diferença do centro econômico para a periferia, seus altos arranhas-céus contrastando na natureza mais afastada da cidade, ter lugar para todo mundo, que abraça todos os gostos e proporciona atividade para os mais variados pedidos.

Sem contar suas ruínas e sua modernidade em uma mesma cidade. Sua projeção e seu glamour. A exuberância histórica de sua antiguidade preservada à altas e projetáveis construções que são de cair o queixo. E olha que nem vou me meter em adentrar aos méritos próprios das paradisíacas ilhas caribenhas do Arquipélago de San Blass e os belíssimos e ricos templos religiosos.



Enfim.. há uma mistura de diferenças e de abrangências que não teve condições de não amar de desejar voltar à esse lugar que deixa um gostinho de quero mais. 

De um centro histórico antigo muito delícia com barzinhos charmosos aos elegantérrimos cassinos, museus, opções ao ar livre, atividades e tudo mais, faz-nos ter uma variedade de opções que só mesmo com tempo e dias suficientes para explorar e se familiarizar. AH!, e é claro: morrer de saudades, e querer correr para o Casco Viejo (sempre tenho um lugar preferido, né? ahah)como acordei hoje com vontade de fazer. 

´

Concordo que o tempo de viagem também faz toda diferença. Permite-nos explorar o destino com mais calma e desfrutar de tudo que ele nos proporciona e há de melhor. E esse foi um fator bem positivo nessa viagem. Cada rua, cada construção, cada novo ar, restaurantes, noite, tudo foi vivido com calma e da melhor forma possível (e ainda haveria mais o que desfrutar).  Foi muito diferente da Capital Colombiana (Bogotá), em que em três dias já dava para se sentir em casa e conhecedor e explorador de tudo, e sentir vontade de mais. 

Enfim, galera...
Eu não sei se consegui transmitir o que gostaria nessa postagem... a grande maioria das vezes os pensamentos que me levam a escrever não conseguem se adequar às palavras que encontro para tentar expressá-los. Mas fica ai um pouquinho mais sobre minha experiência nesse país e a saudade que eu estou sentindo dele. Ah!, e vale ressaltar que sou muito grata também as pessoas que estavam lá comigo. Acredito que esse dia tenha sido mais especial por tê-las tido e termos podido compartilhar dos momentos juntos.

Acho que um dos meus pais tem razão quando diz que sou muito intensa com as coisas. Ainda mais quando se trata de sentir. Nesses casos, sente-se demais e, no entanto, uma de minhas frases que a anos atrás ao elaborar fez todo sentido pra mim ainda diz por si só: a escrita é um desabafo da alma.


Acho que vou iniciar uma retrospectiva desse ano com algumas postagens comentadas como essa, vista que quando posto dos locais são só informativos. Aproveitar o final de ano que é totalmente nostálgico e ideal para recordar, relembrar, ressaltar e perceber tudo o que vivemos, o que ajuda a ver e perceber o quanto evoluímos, crescemos, por tanto que passamos e tudo o que superamos. O que vocês acham ? 





Beijo!! 
E até a próxima vez que eu consiga parar para escrever algo. 

Comentários