"Acostume-se"

 


As vezes a vida nos apresenta situações que parece que já vivemos. 
A sociedade machista sempre levanta o caso de que mulheres são complicadas, que homem não gosta disso, não gosta daquilo e temos que agradá-los, que não gostam de imposições, que não gostam de cobranças, que não gosta de reclamações, nos colocando a mercê de que temos que aceitar tudo, caladas, e que é assim, e quando precisamos ser ouvidas, aceitas e etc., é tudo um exagero!  Como se só um lado tivesse que ceder.

Se fosse assim, eles poderiam viver da forma que fosse, e nós, apenas lidar com isso! Um absurdo!
Caso aceitássemos isso, eu acredito que eu nem estaria aqui! Ainda bem que minha mãe também não acreditou nisso e se impôs. 




Desde a barriga me impõem que eu deveria me acostumar, e eu acho que por isso já nasci inconformada! (do contra que sou...) 
Eu nunca precisei de macho na minha vida desde sempre. Até porque eu nunca tive. Em alguns momentos, talvez, eu tenha me permitido a saber o que seria isso, por querer, mas não por necessidade, me viro muito bem sozinha e graças a Deus tenho uma rede afetiva bem poderosa. Então não, não tenho que me acostumar.

Não tenho e nenhuma tem!
Não temos que acostumar com arrogância, ironia, a sermos chamadas de loucas, a nos empurrarem quando formos beijar, que não reconhecem nada, falar da gente na frente dos outros ou falar com os outros como se não existisse a gente... com desrespeitos, com falta de consideração, com falta de diálogo, com estresses, com alguém que levante a voz ou imponha qualquer coisa. Mesmo que seja de vez enquanto, não temos que passar por isso! 


O amor é paciente, bondoso, compassivo, mas não é idiota. Não nos leva a ser trouxa. 
Uma vez você ouvi que eu tinha que pensar muito bem nas palavras que eu usava e isso me ajudou a não ser mais tão impulsiva e ficar quieta, me recolher, pensar, organizar minha cabeça, esperar o momento certo e depois falar (caso fosse importante a pessoa notaria e/ou perguntaria e ai tem o momento). 

Ouvi "acostume-se" ressoou tão forte aqui dentro.
Não por si só, mas por tudo, por mim.  Eu prometi pra mim mesma que eu não ia mais sofrer e nem me submeter a coisas que não preciso. Tanto que muitos já me ofereceram um mundo que eu sempre quis viver mas eu não aceitei porque eu quero mais do que possam me oferecer de material, mas o mínimo, é fundamental.  E nisso está o respeito, o cuidado, o carinho, a compreensão, o amor. 



Ouço sempre que me apego ou me importo com coisas pequenas, sem importância, 'futeis', mas o que pode não ter importância pra um para outro tem, para mim tem! Para o outro pode encontrar um mundo de coisas maiores, em mim encontra. E as coisas pequenas, que são detalhes, no fundo, é o que mais importa. 

Sempre foram nos detalhes.
Nos detalhes se chega, se fica, nos detalhes se vão... 

Comentários